O que é Manhua?

Manhua (chinês tradicional: 漫畫, chinês simplificado: 漫画, pinyin: mànhuà), é a palavra chinesa para histórias em quadrinhos produzidas na China. Possivelmente pela existência de uma maior liberdade de expressão artística e ligação internacional mais próxima com o Japão, Hong Kong e Taiwan tem sido até este momento os principais centros de publicação de manhua. Um quadrinhista de manhua é chamado de manhuajia.
Etimologia

História
Os exemplos mais antigos de desenhos chineses são relevos de pedra do século 11 aC e cerâmica 5000-3000 B.C. Outros exemplos incluem desenhos escova simbólica da dinastia Ming, um desenho satírico intitulado "Peacocks" pela primeiro artista da Dinastia Qing, Zhua Da, e um trabalho chamado "Ghosts' Farce Pictures" de cerca de 1771 por Luo Liang-shui. O manhua chinês nasceu no final dos anos 19 e início do século 20, durante os cerca de 1867 anos de 1927.
Uma das primeiras revistas de caricaturas satíricas veio do Reino Unido, intitulado "The Punch China". A primeira peça elaborada por uma pessoa de nacionalidade chinesa foi "The Situation in the Far East" de Tsan Tse-Tai, em 1899, impressa no Japão. Sun Yat-Sen se estabeleceu na República Popular da China em 1911 usou o manhua de Hong Kong para circular propaganda anti-Qing. Alguns dos manhua que espelhava as lutas iniciais da transição política e períodos de guerra foram "The Record True" e "Renjian Pictorial". A introdução de métodos de impressão litográfica derivado do Oriente foi um passo fundamental na expansão da arte no início do século 20. Começando em 1870, desenhos satíricos publicados em jornais e revistas. Na década de 1920 , os lianhuanhuas (连环画), livros de bolso ilustrados, eram bastante populares em Xangai. Eles são considerados os antecessores do manhua dias modernos.

A chegada da televisão na década de 1970 foi um ponto de mutação, filmes de Bruce Lee se tornaram muito popular e lançou uma nova onda de manhuas de Kung Fu. A violência explícita ajudou a vender quadrinhos, e o Governo de Hong Kong interveio com a Lei de publicação indecente em 1975. Little Rascals era uma das peças que absorveu todas as mudanças sociais. Os materiais também florescem na década de 90 com o trabalho como McMug e três histórias da peça como "Teddy Boy", "Portland Street" e "Red Light District".
Desde 1950, o mercado de manhua em Hong Kong foi separado da China Continental. Em 1997, com transferência de soberania Hong Kong do Reino Unido para a China, significou uma reunificação de ambos os mercados. Dependendo de como materiais culturais devem ser tratados, especialmente através da auto-censura, um público muito maior no continente pode ser benéfico para ambos.
Em 2011, Si lombo et si proche, do quadrinista chinês Xiao Bai, ganhou a medalha de ouro no 4th International Manga Award. Vários outros manhua também ganharam medalhas de prata e bronze na premiação
Terminologia

Características
As características modernas do estilo dos manhua é creditado ao trabalho de Chinese Hero: Tales of the Blood Sword de Ma Wing-shing (1980). Ele tinha, desenhos realistas inovadoras com detalhes que se assemelham a pessoas reais, Ma Wing-shing admite ter sido influenciado pelos mangás de Ryoichi Ikegami. A maioria dos manhuas do século XIX para a década de 1930 continha personagens sérios. A abertura cultural em Hong Kong trouxe a tradução de personagens da Disney, como Mickey Mouse e Pinóquio. o que demonstra a influência ocidental em obras como Little Angeli publicado 1954. O afluxo de mangá japonês traduzido nos anos 60, bem como animes televisionados em Hong Kong e o lançamento de um anime e do mangá de Astro Boy de Osamu Tezuka na China em 1982 também tiveram uma contribuição significativa. Ao contrário de mangá, manhuas são totalmente coloridos.
No Brasil


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Obs: Algumas informações foram retiradas do site Wikipédia.
Obs 2: Imagens tiradas da internet.
Vlw galera, abraços e até a próxima!
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